Mulberry vs Blackberry: Como é que se comparam?

  • Compartilhar Isso
Ophilia Scott

Um morango não se parece com uma framboesa, mas uma framboesa parece uma amora verde. Uma amora madura parece uma amora preta, mas uma amora preta não sabe a amora!

Sim, o mundo dos frutos silvestres é complicado, mas incrivelmente delicioso, e o tema de hoje centrar-se-á nas duas variedades mais difíceis de distinguir: amoras e amoras silvestres.

Ambas as bagas são macias, deliciosas e sumarentas na medida certa. Então, como podemos fazer a diferença?

Diferença entre amora e amora-preta

A principal diferença entre as amoras e as amoreiras é o facto de brotarem em diferentes tipos de plantas: as amoras crescem em árvores, enquanto as amoreiras são um fruto exclusivamente arbustivo.

Amora

Por esse motivo, as amoras e as amoras-pretas não têm o mesmo sabor, mas é justo ficar perplexo porque os frutos parecem quase idênticos depois de colhidos.

Blackberry

Por isso, compreender o seu habitat pode ajudá-lo a apreciar o quão distintas elas realmente são. Vamos mergulhar profundamente no mundo diferente, mas semelhante, das amoras e das amoras-pretas.

Diferentes géneros Espécies

As amoras são membros da família das Morus género, que faz parte da família Moráceas As amoras-pretas são membros da família das plantas Rubus género, que faz parte da família Rosáceas família das plantas.

Embora os frutos de ambos os géneros pareçam semelhantes, as amoras e as amoras-pretas não estão relacionadas.

Habitats diferentes

As amoras são árvores de médio porte, sem espinhos, de porte ereto, originárias de África, da Ásia e da Europa. Existem três tipos de amoras: vermelhas, pretas e brancas.

As amoras vermelhas podem atingir uma altura de cerca de 15 metros e as amoras brancas podem crescer até aos 18 metros de altura. As amoras pretas podem atingir os 32 metros e, por conseguinte, situam-se entre as duas outras espécies em termos de tamanho.

Por outro lado, as amoras são originárias da América do Sul e do hemisfério norte temperado e pertencem à família dos arbustos "silvestres".

Estas silvas desenvolvem vários caules conhecidos como "bengalas", que podem ter um padrão de crescimento autoportante em arco ou um comportamento de crescimento em reboque, em que as bengalas se espalham pelo solo.

Algumas variedades de amoras podem atingir os 3 metros de altura. Algumas variedades de amoras têm caules espinhosos, enquanto outras não têm espinhos. Existe ainda um terceiro tipo chamado amoras sem espinhos e, para as cultivar, é necessário um sistema de rastos, como o nome indica.

Folhas diferentes

As folhas da amoreira têm bordos dentados e são profundamente lobadas. Em contraste, as amoras têm folhas complexas com três a cinco folíolos por folha. Cada folíolo tem uma extremidade pontiaguda e uma forma oval. As folhas têm um toque espinhoso e bordos finamente serrilhados.

Frutos diferentes

Tanto as amoras como as amoreiras produzem "drupeletes", que são grupos de pequenos frutos individuais.

Os frutos de ambas as plantas são geralmente de cor clara quando imaturos, mas tornam-se pretos-púrpura quando totalmente desenvolvidos. No entanto, quando maduros, os frutos das amoras vermelhas e brancas podem tornar-se um tom mais claro de vermelho ou púrpura.

Algumas espécies de Rubus têm frutos maduros que se separam facilmente do caule à volta do qual crescem. No entanto, a amora-preta está mais firmemente agarrada e é normalmente colhida com o caule intacto.

Os frutos da amoreira também são colhidos com os caules intactos, mas caem com muita facilidade quando maduros. Caem tão facilmente que normalmente são colhidos colocando lençóis debaixo das árvores e sacudindo os ramos para que os frutos caiam sobre os lençóis.

Aspeto diferente

As amoras são bagas em forma de esfera, com cerca de 2,5 cm de comprimento e 2,5 cm de largura, muito maiores do que as framboesas, mas mais pequenas do que as amoras.

As amoras, por outro lado, podem crescer até 5 cm de comprimento e têm uma forma oval.

Sabor diferente

As amoras têm um sabor doce e picante. Os membros mais sumarentos, doces e azedos desta família de bagas são as amoras pretas. Uma amora branca é doce, mas quase completamente desprovida de acidez, enquanto uma amora vermelha é mais equilibrada. As amoras têm um sabor doce e azedo semelhante, mas também um toque de terra. Os sabores terroso e amadeirado provêm do centro comestível.

Aroma diferente

As amoras partilham a sua doçura também através do seu aroma. Para além da doçura, também se detectam aromas frutados. Por outro lado, as amoras têm um cheiro mais terroso e amadeirado. Quando as cheiramos, também podemos detetar aromas florais.

Tabela de comparação entre Mulberry e Blackberry

Categoria Amora Blackberry
Género Morus Rubus
Família de plantas Moráceas Rosáceas
Tipo de planta Árvore Bush
Tipos Branco, vermelho e preto Espinhoso, sem espinhos e sem espinhos de arrasto
Origem África, Ásia e Europa América do Sul e o hemisfério norte temperado
Altura Amoreira vermelha: 50 pés de altura Amoreira preta: 32 pés Amoreira branca: 18 pés de altura 10 pés de altura
Caules Sem espinhos Com espinhos ou sem espinhos
Folhas Bordos dentados e profundamente lobulados Extremidades pontiagudas, toque espinhoso e bordos finamente serrilhados
Cor do fruto Preto, vermelho e branco Púrpura-preto
Forma do fruto Oval Circular
Tamanho do fruto 2" de comprimento e 1" de largura 1" de comprimento e 1" de largura
Sabor a fruta Doce e picante Doce, picante e terroso
Aroma a frutos Frutado e doce Floral e terroso

Composição nutricional: qual deles é mais saudável?

Olhando para a tabela nutricional abaixo, podemos ver que as amoras e as amoras contêm as mesmas 43 calorias. As amoras são mais ricas em fibras e gorduras, enquanto as proteínas, os hidratos de carbono e os açúcares das amoras são um pouco maiores.

Tanto as amoras como as silvestres estão repletas de vitaminas. As amoras são mais ricas em vitamina C, B6, B1 e B2, enquanto as silvestres têm níveis mais elevados de vitamina E, vitamina K e vitamina A.

No que diz respeito aos minerais, as amoras são mais ricas em cobre e zinco, enquanto as amoras são mais ricas em cálcio, ferro, potássio e fósforo. As amoras têm menos sódio, enquanto o teor de magnésio dos dois frutos é bastante semelhante.

Uma vez que ambos os frutos são bombas nutricionais, não há um vencedor óbvio no confronto sobre qual é o mais saudável. A decisão baseia-se puramente na preferência pessoal.

Amora vs Amora preta: Perfil nutricional

Categoria (100g) Amora preta Blackberry
Calorias 43 43
Hidratos de carbono 9.8g 9.61g
Gordura 0.39g 0.49g
Proteína 1.44g 1.39g
Fibra 1.7g 5.3g
Açúcar 8.1g 4.88g
Vitaminas & amp; Minerais
Cálcio 39mg 29mg
Ferro 1,85 mg 0,62 mg
Magnésio 18mg 20mg
Vitamina A 25IU 214IU
Sódio 10mg 1mg
Vitamina C 36,4 mg 21mg
Fósforo 38mg 22mg
Cobre 0,06mg 0,165mg
Potássio 194mg 162mg
Zinco 0,12 mg 0,53 mg
Folato 6µg 25µg
Vitamina B2 0,101mg 0,026mg
Vitamina E 0,87mg 1,17 mg
Vitamina B1 0,029mg 0,02mg
Vitamina B3 0,62 mg 0,646mg
Vitamina B6 0,05mg 0,03mg
Vitamina K 7,8µg 19,8µg

Posso substituir a amora por amora-preta e vice-versa?

Tarte crocante de frutos silvestres com amora

As amoras e as amoras são semelhantes em termos de aspeto e sabor, pelo que a substituição de amoras por amoras ou vice-versa não fará diferença no prato final.

Algumas das melhores receitas em que pode substituir as amoras por amoras e vice-versa são as seguintes:

  • Pudim de maçã e rama de frutos silvestres com sumo de limão acabado de espremer e canela
  • Tarte crocante de frutos silvestres com amoras/multilhos e mirtilos
  • Aveia cozida com frutos silvestres, mel, banana e raspa de laranja
  • Torta de pêssego e frutos silvestres com canela e sumo de limão

Conclusão

É tudo o que temos para dizer sobre amoras e amoras silvestres. Esperamos que tenha gostado muito!

O bom é que pode trocar uma pela outra nas suas receitas, mas lembre-se que estas bagas são bastante distintas.

A amoreira é comprida e tem uma forma mais oval, enquanto a amora é curta, brilhante e esférica.

As amoras oferecem mais nutrientes, ao passo que as amoras têm frequentemente um teor de açúcar mais elevado. Por este motivo, deve definitivamente experimentar amoras e mirtilos pelo menos uma vez, porque ambos são consideravelmente saudáveis!

Então, qual é o fruto que vai conquistar o vosso coração, amantes de frutos silvestres?

Ophilia Scott é uma apaixonada entusiasta da comida e cozinheira caseira experiente que mora na cidade de Nova York. Com formação em artes culinárias e um amor profundamente enraizado por explorar diferentes culturas através da culinária, Ophilia acredita que a comida não é apenas um meio de sustento, mas uma forma de se conectar com outras pessoas e celebrar a vida.Sua jornada no mundo da alimentação começou cedo, com boas lembranças de infância, de fazer biscoitos com a avó e experimentar sabores na cozinha. Isso despertou sua curiosidade pela culinária, levando-a a buscar treinamento formal em culinária e aprimorar suas habilidades em diversos restaurantes renomados.O blog de Ophilia, Blog sobre Comida, é um reflexo de suas aventuras e experiências culinárias. Com uma abordagem nova e inovadora, ela compartilha suas receitas testadas e comprovadas, dicas de especialistas e sabedoria culinária perspicaz. Seu blog oferece uma ampla variedade de conteúdo, desde receitas tradicionais de família, transmitidas de geração em geração, até versões modernas de pratos clássicos, incorporando uma influência global e foco no uso de ingredientes frescos e sazonais.Uma forte defensora da sustentabilidade e da alimentação consciente, Ophilia também partilha ideias sobre como reduzir o desperdício, apoiar os agricultores locais e fazer escolhas conscientes quando se trata de adquirir ingredientes. Ela acredita que alimentos deliciosos e nutritivos podem ser acessíveis a todos e que cozinhar em casa é uma forma fortalecedora de controlar o que acontece.colocamos em nossos pratos.Através do seu estilo de escrita caloroso e envolvente, Ophilia dá as boas-vindas aos seus leitores na sua cozinha, proporcionando-lhes inspiração e incentivo para abraçarem as suas próprias viagens culinárias. Quer você seja um cozinheiro experiente ou esteja apenas começando, o Blog sobre Comida é o seu destino preferido para todas as coisas deliciosas, onde a paixão de Ophilia pela comida transparece em cada postagem.