O que comer com puré de batata? 4 opções saborosas!

  • Compartilhar Isso
Ophilia Scott

O puré de batata é o prato de batata superior. Cremoso, macio e recheado, é um prato delicioso e fácil de fazer. Basta cozer as batatas e triturá-las com natas, queijo e sal.

Sugerimos legumes salteados, almôndegas, frango cordon bleu e peru com molho. Aqui estão as nossas 4 melhores receitas para servir com puré de batata.

Uma tigela de puré de batata

4 pratos para servir com puré de batata

  • Frango Cordon Bleu
  • Almôndegas
  • Legumes salteados
  • Peru e molho

1. frango Cordon Bleu

Tempo de preparação: 45 minutos + 20 minutos de cozedura

Ingredientes: 8 fatias de fiambre, 4 peitos de frango, 3 chávenas de panko, 8 oz de queijo suíço, 6 colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta a gosto

Sugestão: Pode refrigerar o cordon bleu cru até um dia antes de o cozinhar

Frango Cordon Bleu

Fiambre envolto em queijo envolto em frango envolto em crosta de panko! Uma garfada de cordon bleu de frango coberto com puré de batata é algo que precisa na sua vida, tipo, agora mesmo.

Comece por cortar os peitos de frango crus horizontalmente com uma faca afiada. Coloque as fatias entre duas folhas de película aderente e bata-as até obter uma camada fina com um rolo da massa. Não use força excessiva, pois não quer rasgar a carne.

Cubra cada peito de frango com queijo suíço ralado e fatias de fiambre e enrole firmemente. Se não tiver queijo suíço, pode utilizar uma alternativa como mozzarella ou gruyere.

Coloque os wraps de frango no frigorífico durante pelo menos 30 minutos para garantir que mantêm a sua forma.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 200°C. Quando estiver pronto, derreta a manteiga numa caçarola pequena e coloque panko num prato raso. Mergulhe as fatias de frango na manteiga e depois no panko.

Transfira para um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal e leve ao forno durante 25 a 30 minutos, consoante o tamanho e o recheio.

Pode utilizar cornflakes esmagados em vez de panko para obter um panado mais estaladiço.

2. almôndegas de carne

Tempo de preparação: 50 minutos

Ingredientes: 1 lb. de carne de vaca moída, 1 lb. de carne de porco moída, 2 chávenas de pão ralado, 2 ovos, 2-3 cebolas amarelas, 2-3 dentes de alho, ½ chávena de água, salsa fresca e manjericão a gosto

Dica : Pode utilizar ½ leite gordo em vez de água para obter um sabor mais rico

Almôndegas

As almôndegas são óptimas com puré de batata, podendo ser servidas assim que saem da frigideira ou com um pouco de molho de tomate.

O truque para fazer almôndegas suculentas é misturar diferentes tipos de carne moída. Sugerimos que utilize metade de carne de vaca e metade de carne de porco para obter os resultados mais saborosos.

Humedeça o pão ralado numa tigela grande, adicionando lentamente água ou leite. Adicione as carnes moídas, os ovos, as ervas frescas à sua escolha e as cebolas à tigela. Polvilhe com sal e pimenta.

O objetivo é desfazer as carnes moídas e combiná-las com as ervas, as cebolas e o pão ralado.

Quando tiver a certeza de que a sua "massa de almôndegas" está bem misturada, comece a moldá-las em bolas de tamanho uniforme. Unte as mãos com óleo para evitar que se colem às mãos.

Regue uma frigideira grande com um pouco de óleo e frite as almôndegas em lume médio-alto. Certifique-se de que não as coloca em demasia na frigideira; caso contrário, poderá ser difícil controlar a sua cozedura. Salpique uma quantidade generosa de parmesão por cima e sirva quente.

3. legumes salteados

Tempo de preparação: 20 minutos

Ingredientes: 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 1-2 cenouras, 10-12 cogumelos, 2 chávenas de brócolos, 3-4 dentes de alho, pedaços de milho para bebé (opcional), ¼ chávena de molho de soja, 1 colher de chá de óleo de sésamo, 1 colher de sopa de amido de milho, sementes de sésamo para decorar

Sugestão: Adicione tofu para um pouco de proteína e para aumentar a saciedade

Legumes salteados

Está a pensar no que fazer com os legumes de aspeto triste que comprou há algum tempo e que não conseguiu cozinhar quando estavam super frescos? Bem, agora é a sua oportunidade de os transformar em algo delicioso.

A receita é bastante fácil e o prato fica pronto em minutos. Primeiro, prepare o molho para servir de agente espessante para os legumes.

Numa tigela pequena, misture o amido de milho, o alho picado, o óleo de sésamo, o molho de soja e o caldo de carne. Pode utilizar caldo de legumes ou de galinha, mas sugerimos que utilize pasta de miso diluída para obter um sabor umami.

O resto é simples! Para cozinhar os legumes, precisa de uma frigideira grande ou de um wok, uma frigideira funda de forma redonda. Cubra a frigideira ou o wok com azeite ou óleo de sésamo e deixe-o chiar em lume médio.

Adicione os legumes picados à frigideira. Tem feijão verde, ervilhas, castanhas de água ou outros legumes que não sabe o que fazer com eles? Fritar é uma excelente forma de utilizar os legumes que sobraram e que estão a murchar lentamente no frigorífico, por isso, aposte tudo.

Saltear os legumes durante 5 minutos. Verter lentamente a mistura e cozinhar durante mais alguns minutos até o molho engrossar. Et voila!

Se desejar um pouco mais de proteína no seu prato, pode adicionar tofu ou fatias de frango cozido juntamente com os legumes.

Se não tiver a certeza de qual o molho de soja a utilizar, temos algumas opiniões sobre o molho de soja que podem ajudar!

4. peru e molho

Tempo de preparação: 2 horas

Ingredientes: 1 peito de peru (pele e osso intactos, cerca de 1,5 kg), 6-7 colheres de sopa de manteiga + 4 colheres de sopa para o molho, 4 dentes de alho, 1 limão às rodelas, folhas frescas de tomilho e salva, sal e pimenta, 2 cubos de caldo de carne, 2 chávenas de água a ferver, 4 colheres de sopa de farinha

Sugestão: Pode fazer cubos de caldo em casa

Peru e molho

Quem disse que o peru e o molho são apenas para o Dia de Ação de Graças? Esta receita é tão simples e tão boa que vai querer cozinhá-la durante todo o ano!

Comece por pré-aquecer o forno a 165°C. Cubra uma forma com óleo e forre-a com limões cortados. Junte a manteiga, o alho picado, a salva fresca e as folhas de tomilho numa tigela.

Cubra o peito de peru com esta mistura de manteiga, coloque-o no tabuleiro e leve-o ao forno durante cerca de 90 minutos.

Uma vez que o molho é tão rápido de preparar, deve começar a prepará-lo imediatamente antes de tirar o peru do forno.

Derreta um pouco de manteiga numa caçarola e adicione lentamente a farinha à medida que esta derrete para fazer um roux de farinha. Esmague os cubos de caldo num frasco e adicione água a ferver para fazer um caldo tipo chá.

Junte o caldo com a mistura de manteiga e farinha e deixe ferver durante cerca de 5 minutos até obter um molho espesso.

Pode fazer bouillons caseiros fervendo legumes e colocando-os no liquidificador para criar um puré espesso. Espalhe o puré numa folha oleada e congele.

Conclusão

O puré de batata é um prato delicioso e versátil que qualquer pessoa pode apreciar - pode ser feito vegan e sem glúten com poucos ou nenhuns ajustes. Combina bem com diferentes pratos de carne como peru assado, almôndegas e cordon bleu e também é ótimo com vegetais. Da próxima vez que fizer puré de batata, experimente um destes pratos.

Ophilia Scott é uma apaixonada entusiasta da comida e cozinheira caseira experiente que mora na cidade de Nova York. Com formação em artes culinárias e um amor profundamente enraizado por explorar diferentes culturas através da culinária, Ophilia acredita que a comida não é apenas um meio de sustento, mas uma forma de se conectar com outras pessoas e celebrar a vida.Sua jornada no mundo da alimentação começou cedo, com boas lembranças de infância, de fazer biscoitos com a avó e experimentar sabores na cozinha. Isso despertou sua curiosidade pela culinária, levando-a a buscar treinamento formal em culinária e aprimorar suas habilidades em diversos restaurantes renomados.O blog de Ophilia, Blog sobre Comida, é um reflexo de suas aventuras e experiências culinárias. Com uma abordagem nova e inovadora, ela compartilha suas receitas testadas e comprovadas, dicas de especialistas e sabedoria culinária perspicaz. Seu blog oferece uma ampla variedade de conteúdo, desde receitas tradicionais de família, transmitidas de geração em geração, até versões modernas de pratos clássicos, incorporando uma influência global e foco no uso de ingredientes frescos e sazonais.Uma forte defensora da sustentabilidade e da alimentação consciente, Ophilia também partilha ideias sobre como reduzir o desperdício, apoiar os agricultores locais e fazer escolhas conscientes quando se trata de adquirir ingredientes. Ela acredita que alimentos deliciosos e nutritivos podem ser acessíveis a todos e que cozinhar em casa é uma forma fortalecedora de controlar o que acontece.colocamos em nossos pratos.Através do seu estilo de escrita caloroso e envolvente, Ophilia dá as boas-vindas aos seus leitores na sua cozinha, proporcionando-lhes inspiração e incentivo para abraçarem as suas próprias viagens culinárias. Quer você seja um cozinheiro experiente ou esteja apenas começando, o Blog sobre Comida é o seu destino preferido para todas as coisas deliciosas, onde a paixão de Ophilia pela comida transparece em cada postagem.