O que é o taro e qual é o seu sabor - Guia completo

  • Compartilhar Isso
Ophilia Scott

Se está aqui, provavelmente já ouviu falar de taro. Por isso, pode estar a perguntar-se qual é o seu sabor, ou curioso quanto aos sabores que deve esperar quando o compra.

Temos boas notícias para todos os amantes de vegetais que estão curiosos sobre o taro, ou que apenas querem alargar os seus horizontes vegetarianos, vamos contar-vos tudo o que há para saber sobre ele.

Como amantes de vegetais, admitimos que o taro é um pouco estranho, é pouco provável que o encontre na sua mercearia normal e muitos restaurantes nem sequer o têm.

Isto significa que é pouco provável que mesmo os conhecedores de produtos vegetarianos tenham ouvido falar muito dele.

Hoje, vamos levá-lo numa exploração do taro, para descobrir todos os aspectos estranhos e maravilhosos deste curioso vegetal. Está pronto para uma aventura nutritiva?

Vamos lá começar!

O que é exatamente o Taro?

O taro é uma raiz vegetal não muito conhecida, originária do Sudeste Asiático e de África, pertencente à família das Araceae e com o nome científico de Colocasia esculenta.

Cultivada há milhares de anos, é atualmente cultivada em vários cantos do mundo.

É cultivada no Japão, na China, na Índia e até no Havai.

As raízes desta planta são brancas, ou por vezes de cor creme, com a pele exterior castanha.

Pode cozer, triturar ou mesmo cozer a vapor este legume tal como faria com uma batata, no entanto, o seu sabor é muito mais aveludado e tem até um toque de doçura.

Também se pode utilizar o taro em guisados ou sopas para dar mais sabor ou textura.

O taro também é facilmente desidratado e pode ser transformado em farinha se quiser fazer bolos com ele ou utilizá-lo como alternativa à farinha de trigo em receitas sem glúten.

O taro tem vários nomes diferentes em todo o mundo: na Jamaica é conhecido como dasheen, na Nigéria é conhecido como cocoyam, na América do Sul é conhecido como eddo, enquanto nas Filipinas é conhecido como gabi e os cubanos chamam-lhe malanga.

Independentemente do nome que lhe dermos, o taro é um superalimento delicioso, e devia ser mais reconhecido do que é atualmente!

Qual é o sabor do taro?

O taro tem um sabor único que é um pouco difícil de descrever, mas vamos tentar. A melhor maneira que podemos pensar para definir o sabor do taro é que ele tem um sabor doce e de nozes.

No entanto, a sua textura é também bastante amilácea, o que a torna ideal para utilizar em sopas e purés de batata.

O seu sabor é suficientemente suave para que se possa comê-lo cru, se assim o desejar.

Em comparação com outros legumes, o taro é bastante semelhante à batata-doce ou ao inhame em termos de textura. No entanto, a diferença entre estes legumes reside sobretudo na sua cor.

A batata-doce é frequentemente amarela ou branca no interior, mas o taro é cinzento-púrpura no exterior mas branco no interior.

É claro que o taro também tem um sabor mais a nozes do que a batata-doce e o inhame.

O que é o chá de leite de taro?

O conceito de um chá de leite feito de taro pode parecer-lhe bizarro, no entanto, é realmente muito agradável e recomendamos que o experimente.

O chá de taro é um tipo delicioso de chá de bolhas que é feito com pó de raiz de taro. Em alternativa, pode ser feito com taro amassado e cozinhado.

É cremoso, doce e tem um sabor um pouco a noz. Tem também uma bela tonalidade roxa que vem da raiz do taro.

O chá de bolhas de raiz de taro também contém muitas vezes pérolas de tapioca, que contribuem com um pouco mais de doçura para a bebida.

É esta combinação única de diferentes sabores que a torna tão deliciosa, refrescante e ideal para os dias de verão, quando precisa de um impulso, ou apenas como um estímulo à tarde, a meio de um dia difícil.

Benefícios da raiz de taro

Para além de ser muito saboroso, este vegetal de raiz é também muito rico em nutrientes.

É super rico em fibras, o que é ideal para quem precisa de dar um impulso ao seu sistema digestivo. O taro pode contribuir com as suas fibras para ajudar a manter o seu sistema digestivo regular e saudável.

Uma vez que também tem um baixo IG, também não aumentará os seus níveis de açúcar no sangue.

A raiz de taro também contém minerais essenciais, incluindo cálcio, que pode ajudar a fortalecer os ossos, e vitaminas A e C, que também ajudam a reforçar o sistema imunitário!

A raiz de taro até tem algumas proteínas, o que a torna uma óptima adição à sua dieta se precisar de uma alternativa à carne como vegan ou vegetariano.

Dar-lhe-á um fantástico aumento de proteínas com muitas outras vantagens fantásticas.

De um modo geral, podemos dizer que o taro lhe proporcionará inúmeros benefícios nutricionais que fazem com que valha a pena adicioná-lo à sua dieta regularmente, se conseguir deitar-lhe a mão com regularidade suficiente, claro.

Como é que se cozinha o taro?

O taro é um dos legumes de raiz que pode ser cozinhado de várias formas, dependendo das suas preferências e do prato que está a tentar confecionar.

Assim, por exemplo, pode cozer o taro, que pode ser utilizado como ingrediente em sopas ou mesmo em caris, embora os pedaços fritos sejam um excelente acompanhamento, ou pode mesmo ser utilizado como petisco!

O taro também funciona bem de muitas outras formas, até mesmo se o misturarmos em batidos e, claro, também acrescenta todos os valores nutricionais essenciais quando misturado num batido, tornando-o uma escolha ideal para obter algumas proteínas em batidos energéticos.

Também se pode cozer o taro em produtos de pastelaria, colocando-o no pão ou em queques.

Há tantas opções para utilizar o taro na cozinha.

Formas de utilização do taro

Se está à procura de inspiração para utilizar o taro nas suas rotinas culinárias, aqui estão algumas ideias para começar.

Aplicações líquidas

  • Uma das melhores maneiras de usar o taro é fazer um chá de bolhas de taro. Esta é uma das melhores maneiras de se refrescar num verão quente. Tudo o que precisa é de um pouco de chá feito, uma pitada de açúcar, taro em pó e um pouco de leite. Misture tudo e terá uma bebida refrescante mas deliciosa!
  • Se gosta de gelado, porque não experimentar o gelado de taro, que lhe dará algo doce e delicioso. Só precisa de taro em pó, leite condensado e um pouco de natas, adicione bolachas esfareladas para algo extra. Misture tudo e terá o seu próprio gelado caseiro com benefícios para a saúde.

Aplicações de utilização a seco

  • Se gosta de pão, considere o pão de taro. Esta é uma óptima ideia para quem está sempre em movimento. Só precisa de manteiga, farinha, fermento, sal, açúcar e raiz de taro amassada. Quando a massa tiver crescido para ser trabalhada, pode fazer pães ou bolos! Tão fácil e muito delicioso!
  • Se gosta mais de petiscar, pode achar que as batatas fritas de taro são mais do seu agrado. Pode apreciar o taro como acompanhamento desta forma. Só precisa de começar por pré-aquecer o seu forno a cerca de 350 graus Fahrenheit, depois descascar a raiz de taro e cortá-la em cubos.

Coloque os cubos pré-cortados numa tigela e misture-os com o alho em pó, o azeite, a cebola em pó, a pimenta e o sal até os cubos ficarem uniformemente revestidos.

De seguida, transfira os cubos para um tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 25 minutos ou até ficarem dourados.

  • O pó de taro também é útil e pode ser feito assando o taro cru até ficar ligeiramente dourado, deixando-o arrefecer completamente antes de o moer até obter um pó fino.

Pode triturá-lo num liquidificador ou num processador de alimentos. Depois de o fazer, certifique-se de que peneira os pedaços grandes que possam ter escapado ao triturar o pó.

Depois, pode guardá-lo até 6 meses num recipiente hermético.

O pó de taro pode ser utilizado em muitas receitas, mas também pode ser polvilhado como guarnição, uma vez que acrescenta textura e sabor extra.

Preparação do chá de leite de taro

Se ainda não adivinhou, somos loucos por chá de leite de taro, que pode ser apreciado frio, mas é melhor apreciado quente ou mesmo morno.

Pode ser feito em menos de 10 minutos. Por isso, pensámos que se este vegetal o intriga, devíamos partilhar esta receita consigo.

Experimente!

(Nota: Esta receita dá para 2 porções, metade ou o dobro conforme necessário)

O que é necessário

  • 2 chávenas de água.
  • 2 saquetas de chá preto ou de chá de jasmim. Pode também utilizar o equivalente a esta quantidade em folhas de chá, se as tiver.
  • 2 colheres de sopa de pó de taro sem açúcar.
  • 2 colheres de sopa de tapioca ou pérolas de boba fáceis de cozer.
  • 1 chávena de leite de coco, também pode usar qualquer outro leite sem lactose ou leite, dependendo da sua preferência.
  • 2 colheres de sopa de xarope de taro.
  • Gelo (apenas se for servido frio).

Como fazer: passo a passo

  1. Comece por cozer o boba ou as pérolas de tapioca, fáceis de cozinhar, seguindo as instruções da embalagem.
  2. Quando estiverem prontas, escorra-as bem e coloque-as numa tigela juntamente com a calda de taro, para evitar que as pérolas se colem umas às outras.
  3. Agora, aqueça as chávenas de água para o chá, que deve atingir 180 graus Fahrenheit ou 80 a 85 graus Celsius. Em seguida, adicione o chá e deixe as suas saquetas de chá ou folhas de chá ferver durante cerca de 3 a 5 minutos.

Quando o chá estiver pronto, retire as saquetas de chá. Se as deixar demasiado tempo, pode levar a um excesso de infusão que tem sempre um sabor amargo.

  1. (Etapa opcional) Se beber este chá frio, deve deixar arrefecer o chá. 10 minutos devem ser suficientes.
  2. Agora, adicione o leite de coco e o taro em pó a um copo misturador ou a um processador de alimentos, um ciclo de 30 segundos deve ser suficiente. No entanto, certifique-se de que não restam grumos de pó na bebida depois de a misturar.
  3. Agora, está na altura de juntar todos os ingredientes acima referidos numa só mistura.
  4. Divida as pérolas de boba ou de tapioca com o xarope em 2 copos (ou em quantos copos quiser) e, se estiver a planear servir este chá frio, é altura de adicionar também os cubos de gelo.
  5. Por copo, deve adicionar cerca de metade do chá e metade do leite com sabor a taro.
  6. Por fim, sirva com uma palhinha de boca larga (para que também possas apreciar as pérolas) ou uma colher, e desfrute deste chá. Apresente-o aos seus amigos!

Dicas de receitas

  • Com a utilização do pó de taro, se estiver a utilizar uma versão açucarada, deverá também reduzir a quantidade de xarope de taro que utiliza. Se não o fizer, o chá pode acabar por ficar demasiado doce.
  • Pode usar diferentes tipos de leite para fazer esta receita, por isso pode ser vegetariana ou vegana, dependendo do que escolher. No entanto, achamos que o leite de amêndoa, de soja e de aveia são escolhas fantásticas e não só são saudáveis como funcionam bem nesta receita!
  • Se utilizar boba ou pérolas de tapioca, tenha em atenção que podem demorar 45 a 60 minutos a cozer, o que pode ser muito tempo. Por isso, recomendamos que utilize versões fáceis de cozer. As pérolas também devem estar quentes.
  • Numa panela, pode fazer um substituto para o xarope de taro, simplesmente adicionando açúcar mascavado e água numa proporção de 1:1. Aqueça em lume médio e deixe ferver ligeiramente, mexendo constantemente. Deve engrossar após cerca de 3 minutos.
  • Se quiser fazer uma versão sem açúcar, deve adicionar as pérolas de tapioca ou de boba a água fria para evitar que se colem.

Em geral

O taro é uma raiz vegetal deliciosa que poucas pessoas conhecem e que tem um sabor único, sendo noz e bastante doce.

Pode utilizá-lo em muitos aspectos da sua cozinha, mas ainda melhor, pode fazer chá de bolhas!

O pó de taro é um ingrediente incrivelmente útil para quem gosta de fazer experiências na cozinha.

Arranje uma raiz de taro fresca ou um pouco de taro em pó e comece a fazer experiências com ele. Pode fazer mais do que pensa e é tão delicioso que nem imagina que é um vegetal!

Ophilia Scott é uma apaixonada entusiasta da comida e cozinheira caseira experiente que mora na cidade de Nova York. Com formação em artes culinárias e um amor profundamente enraizado por explorar diferentes culturas através da culinária, Ophilia acredita que a comida não é apenas um meio de sustento, mas uma forma de se conectar com outras pessoas e celebrar a vida.Sua jornada no mundo da alimentação começou cedo, com boas lembranças de infância, de fazer biscoitos com a avó e experimentar sabores na cozinha. Isso despertou sua curiosidade pela culinária, levando-a a buscar treinamento formal em culinária e aprimorar suas habilidades em diversos restaurantes renomados.O blog de Ophilia, Blog sobre Comida, é um reflexo de suas aventuras e experiências culinárias. Com uma abordagem nova e inovadora, ela compartilha suas receitas testadas e comprovadas, dicas de especialistas e sabedoria culinária perspicaz. Seu blog oferece uma ampla variedade de conteúdo, desde receitas tradicionais de família, transmitidas de geração em geração, até versões modernas de pratos clássicos, incorporando uma influência global e foco no uso de ingredientes frescos e sazonais.Uma forte defensora da sustentabilidade e da alimentação consciente, Ophilia também partilha ideias sobre como reduzir o desperdício, apoiar os agricultores locais e fazer escolhas conscientes quando se trata de adquirir ingredientes. Ela acredita que alimentos deliciosos e nutritivos podem ser acessíveis a todos e que cozinhar em casa é uma forma fortalecedora de controlar o que acontece.colocamos em nossos pratos.Através do seu estilo de escrita caloroso e envolvente, Ophilia dá as boas-vindas aos seus leitores na sua cozinha, proporcionando-lhes inspiração e incentivo para abraçarem as suas próprias viagens culinárias. Quer você seja um cozinheiro experiente ou esteja apenas começando, o Blog sobre Comida é o seu destino preferido para todas as coisas deliciosas, onde a paixão de Ophilia pela comida transparece em cada postagem.