Índice
O estragão pode não ser a erva mais popular, mas há tantas formas de o utilizar que não há razão para não o adicionar à sua despensa.
Existem algumas variedades de estragão e, embora tenham sabores semelhantes, cada uma traz algo um pouco diferente para a mesa.
Se gosta do sabor do alcaçuz, vai adorar esta erva aromática e distinta, e apreciar todas as formas maravilhosas de a utilizar na sua cozinha! Se nunca utilizou estragão nos seus pratos, provavelmente não sabe o que esperar.
É por isso que criámos o guia definitivo do estragão para o ajudar a conhecer o seu sabor, os seus benefícios para a saúde e o seu potencial na cozinha.
Sem mais demoras, aqui está tudo o que precisa de saber sobre o estragão e como pode tirar o máximo partido dele nos seus cozinhados.
O que é o estragão?
O estragão é um tipo de erva perene e um membro da família do girassol. O estragão é uma erva verde folhosa que é frequentemente descrita como aromática e tem um ligeiro sabor a alcaçuz.
O estragão é versátil e fresco e, embora tenha um sabor bastante intenso, pode ser utilizado para adicionar um sabor único e fresco aos seus pratos, que pode ser descrito como uma ligeira mistura entre anis e baunilha suave.
O estragão é uma planta herbácea perene que, quando cresce em estado selvagem, produz belas flores cor-de-rosa. Atinge normalmente cerca de 2 pés de altura e as suas folhas ovais têm uma textura ligeiramente rugosa.
O estragão cresce em muitos ambientes, incluindo florestas, bermas de estradas e jardins. É nativo de climas europeus mais amenos, mas é uma erva notoriamente resistente que cresce bem em áreas ensolaradas ou sombreadas.
Os diferentes tipos de estragão
Existem três variedades de estragão: o estragão russo (ou Artemisia dracunculoides ), o estragão francês ( Artemisia dracunculus var ), e o estragão mexicano ( Tagetes lucida ).
Estragão russo
O estragão russo é um tipo de erva perene e um membro da família das margaridas, que cresce normalmente no sul e no leste da Rússia, bem como na Mongólia, na América do Norte e no Afeganistão.
O estragão russo produz frequentemente caules grandes e ramificados e folhagem aromática, com flores verdes e amarelas. Esta variedade pode crescer até um metro de altura e pode sobreviver tanto em climas frios como quentes.
Estragão francês
O estragão francês é indiscutivelmente a variedade mais popular de estragão, e pode ouvi-lo muitas vezes ser referido como Estragão ou Planta do Dragão. Pensa-se que o estragão francês é originário da Ásia ocidental, e geralmente precisa de uma área quente, ensolarada e abrigada para prosperar.
Esta variedade de estragão não é resistente e precisa de uma estufa ou de um alpendre abrigado para crescer durante o inverno. Também tende a não produzir sementes ou flores de forma muito fiável, por isso é normalmente propagada pelas suas estacas ou para dividir as raízes.
Estragão mexicano
O estragão mexicano é uma variedade menos conhecida de estragão e tem um sabor muito semelhante ao do estragão francês, só que é mais fácil de cultivar. O estragão mexicano é muito mais resistente do que as outras variedades e pode mesmo desenvolver-se em climas susceptíveis à seca.
O estragão mexicano é originário do México e da Guatemala e, tal como as outras variedades, produz folhas saborosas de alcaçuz. No entanto, o estragão mexicano tem frequentemente notas detectáveis de menta e limão nas suas folhas, que não se encontram noutras variedades de estragão.
Qual é o sabor do estragão?
A maior parte das variedades de estragão tem um sabor forte, semelhante ao do alcaçuz. Noutras variedades, este sabor pode ser mais subtil. Embora o alcaçuz seja o sabor predominante, é refrescante e primaveril, e algumas pessoas dizem até conseguir detetar ligeiras notas de baunilha na erva!
Se já experimentou erva-doce ou anis, provavelmente notará que o estragão tem um sabor muito semelhante.
Os benefícios do estragão para a saúde
Adicionar estragão à sua dieta é uma óptima maneira de ajudar a gerir os seus níveis de açúcar no sangue, reduzir a inflamação e a dor, melhorar o sono e até mesmo beneficiar a sua saúde cardíaca. Aqui estão apenas alguns dos benefícios de adicionar estragão à sua dieta.
Pode aliviar a dor e a inflamação
Pensa-se que o estragão ajuda a aliviar a dor e a inflamação.
O estragão tem sido utilizado ao longo dos anos para tratar uma série de doenças, incluindo picadas e dores dentárias, e os investigadores acreditam que os receptores opióides no cérebro podem ter um papel a desempenhar nos efeitos analgésicos do estragão.
No entanto, a maior parte desta investigação foi realizada em ratos, sendo necessária mais investigação em humanos para determinar a sua eficácia no alívio da dor.
Pode ajudar a regular o sistema imunitário
Acredita-se também que o consumo de estragão pode ajudar a regular o sistema imunitário.
O estragão tem efeitos anti-inflamatórios e imunomoduladores naturais bastante poderosos que, quando testados em ratos, mostraram uma diminuição das citocinas pró-inflamatórias no corpo após apenas 21 dias de uso. É necessária mais investigação humana para apoiar os seus benefícios.
Pode ajudar a gerir os níveis de açúcar no sangue
O estragão também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, diminuindo o açúcar no sangue e melhorando a sensibilidade do organismo à insulina. Num estudo, verificou-se que o estragão russo, em particular, previne a resistência à insulina e a acumulação de gordura no fígado e no músculo dos ratos.
Pode melhorar a saúde do coração
Embora sejam necessários mais estudos, há quem acredite que o estragão pode ser benéfico para a saúde do coração. O estragão é um ingrediente popular na dieta mediterrânica, que provou ser benéfica para a saúde do coração e até para combater os sinais de envelhecimento.
Pode melhorar a qualidade do sono
Há também algumas evidências que sugerem que o estragão pode melhorar a qualidade do sono. O estragão e outras ervas pertencentes à família Artemisia são frequentemente utilizados para melhorar o sono, e as evidências sugerem que a erva tem um efeito sedativo natural que pode ajudar a promover e regular um sono melhor.
Como cozinhar com estragão?
O estragão é delicioso, nutritivo e incrivelmente versátil. É também uma das ervas mais fáceis de cozinhar! Há muitas maneiras de utilizar o estragão nos seus cozinhados, incluindo..:
- Em pensos
- Em molhos
- Em mergulhos
Pode utilizar estragão fresco ou seco, mas a maioria prefere adicioná-lo aos seus pratos no final do tempo de cozedura para preservar o sabor. Precisa de alguma inspiração? Aqui estão alguns pratos populares que se baseiam no estragão para o seu sabor:
- Frango com estragão cremoso
- Chasseur de frango em cozedura lenta
- Molho de limão e estragão
- Rabanetes salteados com estragão
- Salada de ervilhas com ervas
- Ovos escalfados com espargos de estragão
Também pode experimentar utilizar o estragão das seguintes formas:
- Em camarões salteados
- Adicionado a ovos mexidos ou puré de batata
- Adição de estragão seco a um molho bechamel
- Combine com dentes de alho e utilize-o como molho com pão
O molho de estragão tem o sabor do estragão?
O molho de estragão é rico e cremoso e combina lindamente com uma variedade de pratos. O molho de estragão é muitas vezes branco e tem um sabor bastante forte a estragão normal, com toques distintivos de alcaçuz e anis a dançar à volta da paleta.
O molho de estragão tem uma consistência espessa que pode ser comparada à maionese, e é frequentemente utilizado como molho para alguns dos nossos alimentos favoritos, incluindo anéis de cebola e batatas fritas.
O molho de estragão também combina bem com marisco, e pode vê-lo adicionado a pratos como bolos de caranguejo para dar um toque extra de sabor e textura.
Como conservar o estragão?
Para tirar o máximo partido do seu estragão, é necessário conservá-lo corretamente. O ideal é guardar o estragão num recipiente hermético e colocá-lo no frigorífico.
Não deve tentar secar o estragão, pois isso reduz o seu sabor. Existem também algumas outras formas de conservar o estragão, incluindo:
- Congelar
- Infusão de óleos
- Utilizá-lo para fazer manteigas, vinagres e sais aromatizados
Antes de guardar o seu estragão, não se esqueça de seguir estes passos:
- Inspeccione as folhas e os caules do estragão e retire os que estiverem danificados ou estragados
- Quando tiver a certeza de quais as partes do estragão que quer guardar, lave-o suavemente em água corrente para remover qualquer sujidade, detritos ou produtos químicos. Também pode preferir mergulhar o estragão numa solução de vinagre para uma limpeza mais eficaz
- Deixar secar as folhas e os caules antes de os guardar
Se pretende congelar o estragão, siga estes passos:
- Lave o estragão em água para remover qualquer sujidade ou detritos, deixe-o secar ao ar livre antes de o congelar
- Retirar as folhas dos caules
- Coloque o estragão descascado num recipiente hermético e mergulhe-o em óleo ou água
- Agora, pode guardar o estragão no seu recipiente (ou num saco) e colocá-lo no congelador Se guardar o estragão num saco, certifique-se de que retirou primeiro o excesso de ar
- Quando estiver pronto para utilizar o estragão congelado, pode simplesmente adicioná-lo à sua comida e deixar que descongele naturalmente enquanto cozinha
É tão simples como isso! Em apenas alguns passos simples, pode ter um vasto stock de estragão armazenado e pronto a usar quando precisar dele. Recomendamos vivamente que congele o seu estragão se o usar regularmente ou se precisar de cozinhar para uma tempestade quando tiver pouco tempo.
A linha de fundo
O estragão é uma erva bastante forte com um sabor único. Não é certamente para toda a gente, mas se gostar dela, encontrará uma desculpa para a adicionar a quase tudo.
Adicionar estragão ao seu prato é uma forma infalível de introduzir uma dinâmica fresca e estimulante na sua comida e, com tantas formas de o armazenar e conservar, nunca foi tão fácil transformar os seus pratos habituais em algo um pouco mais sofisticado!
Lembre-se apenas de lavar e secar bem o estragão antes de o guardar, e evite secá-lo se quiser preservar o seu sabor e frescura.