Qual é o melhor substituto para a assa-fétida?

  • Compartilhar Isso
Ophilia Scott

Se está familiarizado com a cozinha indiana, provavelmente já ouviu falar da Asafoetida. Trata-se de uma especiaria que pode ser comprada já misturada na loja ou feita por si. Infelizmente, a Asafoetida nem sempre é a especiaria mais fácil de obter.

Então, o que é que se pode fazer quando se está a trabalhar com uma receita que requer Asafoetida, mas não se consegue encontrar nenhuma, ou não se tem todos os ingredientes para a fazer?

Felizmente, existem muitos substitutos excelentes para a Asafoetida que podem ajudar os seus cozinhados a saberem igualmente bem. Este é o seu guia completo para o melhor substituto da Asafoetida.

Sobre a Asafoetida

Caso não esteja familiarizado com a Asafoetida, também conhecida como hing, é uma especiaria feita a partir da seiva de um dos muitos tipos de plantas de aipo. Uma vez extraída, a seiva é misturada com farinha de arroz e goma arábica, altura em que assume uma forma pastosa.

A pasta é então seca ao sol antes de ser finalmente moída em pó. A assa-fétida é facilmente identificada pela sua pungência, e é por isso que é uma especiaria tão boa para fazer caril.

No entanto, como veremos mais detalhadamente em breve, é também utilizado medicinalmente para o tratamento de sintomas digestivos.

Aroma de assa-fétida

O sabor da assa-fétida é muitas vezes comparado com o da cebola ou do alho, por ser tão forte e pungente. No entanto, o seu sabor é bastante único, e é por isso que é tão importante pensar bem na sua substituição. Como a assa-fétida é tão forte, muitas pessoas acham-na demasiado forte.

É por isso que é geralmente recomendado utilizar a especiaria em quantidades muito pequenas - embora, uma vez que algumas das substituições que vamos discutir hoje não são tão fortes, poderá ter de utilizar mais destas.

Como é que a Asafoetida é utilizada?

A principal utilização da assa-fétida é na culinária. Apesar do seu aroma pungente, o cheiro dissipa-se um pouco durante o processo de cozedura e torna-se mais subtil. Por isso, é frequentemente utilizada para dar sabores fortes a caris e guisados. A assa-fétida também é por vezes utilizada para fazer chá.

O chá feito de Asafoetida é frequentemente medicinal, sendo utilizado para resolver problemas digestivos. Por falar em utilizar a Asafoetida medicinalmente, a especiaria é há muito tempo um remédio popular com uma grande variedade de utilizações.

Embora a principal utilização medicinal da Asafoetida seja o tratamento de doenças digestivas, também tem sido utilizada para curar sintomas de doenças respiratórias.

Os melhores substitutos para a assa-fétida

1) Asafoetida caseira

Se não encontrar asafoetida pronta na loja, mas ainda assim quiser usá-la na sua receita, não se preocupe! Pode fazer a sua própria asafoetida em casa. Não é assim tão complicado, e os principais ingredientes de que precisa são alho em pó e cebola em pó.

Para além de ¼ de chávena de cebola em pó e ¼ de chávena de alho em pó, o único outro ingrediente é ½ colher de chá de sal. Combine o pó primeiro antes de adicionar o sal e misture tudo.

Em seguida, transfira a mistura para um recipiente, que deve ser hermético e guardado num local fresco e seco.

2) Cebola em pó

A cebola em pó é um dos substitutos mais fáceis e mais conhecidos da assafétida, e é também um dos mais semelhantes em termos de sabor.

Como a Asafoetida tem um sabor e aroma pungentes, a cebola em pó é um dos melhores ingredientes que pode utilizar para imitar o sabor e o aroma da especiaria.

Não só isso, mas a cebola em pó também pode ter benefícios medicinais, incluindo o tratamento de sintomas de indigestão e doença, como o inchaço.

Pode utilizar aproximadamente a mesma quantidade de cebola em pó que a Asafoetida, por isso não há necessidade de entrar em proporções complicadas quando se utiliza uma em vez da outra.

3. pasta de cebola

A pasta de cebola também pode funcionar como uma óptima alternativa à cebola em pó se o seu objetivo for substituir a assafétida numa receita, mantendo um sabor e aroma semelhantes. Tal como a cebola em pó, pode substituir a assafétida por pasta de cebola numa proporção de 1:1.

No entanto, a pasta de cebola é muitas vezes ainda mais potente do que o pó, por isso é sensato adicionar um pouco menos para começar e provar a sua comida antes de decidir se deve adicionar mais.

4. alho em pó

O alho é um dos ingredientes mais potentes e pungentes utilizados na culinária, por isso, se estiver à procura de um substituto poderoso para a Asafoetida, o alho em pó pode ser o seu melhor amigo. Os flocos de alho funcionam praticamente da mesma forma.

Tenha em atenção que, apesar de o alho em pó ser muito forte, não é tão pungente como a assafétida. Por isso, por cada quarto de colher de chá de assafétida que a sua receita pedir, utilize uma colher de chá de alho em pó.

Recomendamos a utilização de alho em pó como substituto da assa-fétida em receitas que envolvam uma cozedura prolongada, como caril, chili e guisados. A razão para isto é que, se não cozinhar o alho em pó durante tempo suficiente, este pode ficar com um sabor muito acentuado.

Embora a Asafoetida seja por vezes adicionada a chutneys e outros pratos crus, não recomendamos a sua substituição por alho em pó nestas receitas.

5) Cebolinho

O cebolinho é semelhante à cebola porque faz parte da mesma família. Por isso, faz sentido utilizar o cebolinho como substituto da assafétida da mesma forma que se utiliza a cebola em pó.

O cebolinho não é tão forte como a assafétida ou as cebolas, pelo que terá de usar mais deste ingrediente quando o substituir. Consulte a sua receita para verificar a quantidade de assafétida necessária e adicione o dobro da quantidade de cebolinho.

Pode utilizar cebolinho fresco ou congelado, mas certifique-se de que deixa o cebolinho congelado descongelar antes de o adicionar aos seus cozinhados.

Também é possível usar cebolinho inteiro ou picado como substitutos da assafétida, mas o cebolinho inteiro ainda vai infundir o prato com o sabor.

6) Escalopes de alho

Não confundir com o cebolinho de alho, os espargos de alho podem ser utilizados como substitutos da assa-fétida. É certo que o sabor é bastante diferente, mas o sabor salgado e ligeiramente picante funciona como um substituto mais subtil.

Uma vez que os espargos de alho pertencem ao sabor da cebola, o perfil de sabor é bastante semelhante, mas os espargos de alho são mais suaves. Comece por adicionar metade da quantidade de espargos de alho do que a receita recomenda para a assafétida.

Isto não se deve ao facto de os espargos de alho serem particularmente fortes, mas porque o sabor não é exatamente o mesmo, e quer evitar sobrecarregar outros sabores com ele. Pode sempre acrescentar mais mais tarde.

7. rampas selvagens

As rampas silvestres têm um forte sabor a cebola devido ao facto de fazerem parte da família Allium e, por isso, podem ser utilizadas como substituto da assafétida, bem como do alho e da cebola.

Como as rampas selvagens podem ser consumidas cruas, é possível utilizá-las em vez da assa-fétida em receitas cozinhadas e cruas, desde caril a chutney.

Achamos que a substituição da Asafoetida por rampas selvagens funciona melhor quando se usa uma rampa para cada quarto de colher de chá da especiaria pedida pela receita.

8) Sementes de funcho

Uma vez que a Asafoetida está intimamente relacionada com o funcho, pode facilmente utilizar as sementes de funcho como substituto da especiaria. Ambas pertencem à família Apiaceae, com a principal diferença de que o sabor do funcho é mais doce.

Como a erva-doce tem um sabor potente e doce, não convém usar demasiadas sementes ao substituir a assafétida numa receita, uma vez que usar demasiado deste ingrediente pode fazer com que a receita fique com um sabor demasiado doce.

Por isso, comece por adicionar cerca de metade da quantidade de funcho, e adicione mais se achar necessário. Se quiser usar um ingrediente em pó para substituir a assa-fétida, pode simplesmente moer as sementes até ficarem em pó.

Isto assegurará que o sabor é distribuído uniformemente pelo prato e será mais fácil porque o pó se dissolverá, enquanto as sementes permanecerão nos alimentos após a cozedura.

9. sementes de aipo

Tal como as sementes de funcho, as sementes de aipo são um substituto digno da Asafoetida. Isto pode ser uma surpresa porque o aipo não é conhecido por ter um sabor ou aroma particularmente potente, mas as sementes são muito mais picantes, o que significa que são um bom substituto para a popular especiaria.

Muitas pessoas não estão familiarizadas com o sabor das sementes de aipo, e o sabor pode ser um pouco surpreendente. Por esta razão, recomendamos adicionar um pequeno número de sementes de aipo à sua receita, para começar. Depois, se achar que é necessário mais sabor, pode adicionar mais.

Para começar, adicione apenas a mesma quantidade de sementes de aipo que a Asafoetida exigida pela receita, o que deverá proporcionar bastante sabor.

10. chalotas

As chalotas são mais um membro da família das cebolas, por isso, se procura um substituto fiável para a assafétida, estas devem estar no topo da sua lista. Embora o seu sabor não seja tão forte como o da cebola ou do alho, são uma boa escolha se estiver a preparar uma receita crua como uma salada ou um chutney.

Se estiver a cozinhar ao lume, deve ter em conta que as chalotas se tornam mais doces quando expostas a temperaturas elevadas. Isto não é necessariamente mau, mas deve considerar que outros sabores estão em jogo na sua receita e se a adição de doçura irá funcionar.

Como as chalotas não são tão potentes como a assafétida, terá de aumentar a quantidade quando fizer a sua substituição.

Se a doçura começar a sobrepor-se aos outros sabores do seu prato, poderá também ter de ajustar as quantidades dos outros ingredientes. É por isso que é importante provar durante todo o processo de cozedura.

11. cebolinhas

As cebolinhas são comumente chamadas de cebolinhas verdes. Como você pode esperar pelo nome, elas são um tipo de cebola e são usadas principalmente para dar sabor a guarnições e outros pratos crus. No entanto, elas também podem ser adicionadas a pratos cozidos e são um bom substituto para a assafétida.

As cebolinhas são significativamente mais suaves do que a assafétida, por isso não espere que esta substituição tenha a mesma potência de sabor. Se a sua receita é suposto ter um sabor e cheiro muito picante, as cebolinhas podem não ser a melhor escolha de substituto para si.

No entanto, se quiser apenas adicionar um toque subtil de sabor, especialmente se achar que a Asafoetida seria demasiado forte, recomendamos a utilização de cebolinhas.

Vale a pena notar que existem muitos benefícios em cozinhar com cebolinhas, por isso, se estiver preocupado em sacrificar os benefícios da Asafoetida ao substituí-la nas receitas, as cebolinhas são um bom substituto.

São ricas em várias vitaminas e minerais importantes, incluindo o potássio e as vitaminas C e A. São também antifúngicas e antibacterianas.

12. alho francês

Finalmente, se estiver numa situação de aperto, pode substituir a assafétida por alho-francês. Não será um bom substituto se estiver à procura de muito sabor, mas como o alho-francês pertence à família Allium, pode tentar substituir algum do sabor por este ingrediente.

Obviamente, os alhos-franceses não são nem de perto nem de longe tão fortes como a assafétida. Ao adicionar alho-francês à sua receita para substituir a assafétida, terá provavelmente de utilizar cerca de 3 vezes a quantidade recomendada pela receita.

O sabor do alho-francês cru pode, por vezes, ser um pouco forte, pelo que esta substituição funciona melhor quando adicionada a pratos cozinhados.

Considerações finais

Existem muitos substitutos potenciais para a Asafoetida, o que é excelente se não conseguir encontrar nenhum na sua loja local.

Pode fazer um substituto fácil da assafétida em casa utilizando cebola e alho em pó com sal. Em alternativa, pode utilizar cebola ou alho em pó (ou pasta) como substitutos próximos.

Outros substitutos da assa-fétida incluem cebolinho, ramos silvestres, chalotas, cebolinhas, sementes de funcho ou de aipo, pés de alho e alho-francês. Antes de escolher o seu substituto, considere os outros sabores da sua receita e o seu próprio paladar.

Perguntas frequentes

Qual é o melhor substituto para a assafétida?

O melhor substituto para a Asafoetida depende das suas preferências e do que pretende em termos de cozinha. Se procura um ingrediente igualmente potente e picante, a cebola ou o alho funcionam melhor. O cebolinho também funciona muito bem para dar um sabor mais intenso.

Qual é a diferença entre asafoetida e MSG?

A assa-fétida é muitas vezes confundida com outros condimentos como o MSG. No entanto, o MSG e a assa-fétida são, na verdade, completamente diferentes. Enquanto a assa-fétida é uma especiaria à base de plantas, o MSG é um tipo de sal, e é encontrado principalmente na cozinha chinesa.

Como se pronuncia a Asafoetida?

A pronúncia correcta é "ah-suh-fuh-ti-da", uma palavra que tem raízes na língua persa.

As duas primeiras sílabas significam "resina" em persa, e a segunda parte da raiz deriva do latim, onde a palavra "foetidus" significa "cheiro desagradável".

Porque é que a assa-fétida cheira mal?

Antes de ser cozinhada, a Asafoetida é frequentemente descrita como tendo um cheiro semelhante ao da cebola e ao dos ovos podres. Quando cozinhada, o cheiro torna-se menos pungente.

A razão pela qual a Asafoetida crua tem um cheiro menos agradável é o facto de conter um composto de enxofre, que liberta um odor intenso.

Pode substituir-se a assafétida por levedura nutricional?

É possível utilizar levedura nutricional como substituto da Asafoetida.

No entanto, tenha em mente que a levedura nutricional é mais frequentemente usada como um substituto vegetal do queijo porque tem um sabor e odor distinto a queijo, por isso só a use como substituto da Asafoetida se estiver preparado para isso.

O que é que a assa-fétida faz ao seu corpo?

As utilizações medicinais da Asafoetida são muitas e variadas. Embora uma das utilizações mais populares da especiaria seja para aliviar sintomas digestivos como indigestão, inchaço e flatulência, existem muitas outras formas de utilizar a Asafoetida para melhorar a sua saúde.

Por exemplo, a Asafoetida tem sido historicamente utilizada para tratar bronquite, asma, tosse crónica e outros sintomas respiratórios. Também é conhecida por funcionar como um remédio para parasitas intestinais, epilepsia e úlceras.

A assa-fétida é um laxante?

A assa-fétida é um tipo de laxante porque pode acelerar e ajudar a digestão, encorajando os movimentos intestinais. No entanto, é um laxante suave, pelo que não deverá sentir quaisquer sintomas alarmantes depois de a utilizar nos seus cozinhados.

A assa-fétida ajuda na perda de peso?

A Asafoetida não o ajudará a perder gordura, mas poderá notar uma diminuição do seu peso na balança depois de começar a cozinhar com Asafoetida. Isto deve-se ao facto de a Asafoetida promover uma digestão saudável, o que pode diminuir o inchaço e a retenção de água.

A assa-fétida é boa para a sua pele?

Como a Asafoetida tem propriedades antibacterianas, bem como propriedades anti-inflamatórias, pode ser útil para quem lida com acne, espinhas e outras condições de pele, como erupções cutâneas.

Além disso, descobriu-se que a Asafoetida promove o fluxo sanguíneo para os tecidos faciais, o que pode ajudar a sua pele a parecer mais radiante.

A assa-fétida é um estimulante do apetite?

Embora a Asafoetida não seja estritamente um estimulante do apetite, pode ter um efeito semelhante devido ao seu impacto no fígado e à sua capacidade de aliviar a indigestão.

Se o seu fígado não estiver a segregar sais biliares suficientes ou se tiver problemas digestivos, poderá ter dificuldade em abrir o apetite. A assa-fétida promove a secreção de sais biliares pelo fígado e melhora a digestão, o que pode ajudar o seu apetite.

Ophilia Scott é uma apaixonada entusiasta da comida e cozinheira caseira experiente que mora na cidade de Nova York. Com formação em artes culinárias e um amor profundamente enraizado por explorar diferentes culturas através da culinária, Ophilia acredita que a comida não é apenas um meio de sustento, mas uma forma de se conectar com outras pessoas e celebrar a vida.Sua jornada no mundo da alimentação começou cedo, com boas lembranças de infância, de fazer biscoitos com a avó e experimentar sabores na cozinha. Isso despertou sua curiosidade pela culinária, levando-a a buscar treinamento formal em culinária e aprimorar suas habilidades em diversos restaurantes renomados.O blog de Ophilia, Blog sobre Comida, é um reflexo de suas aventuras e experiências culinárias. Com uma abordagem nova e inovadora, ela compartilha suas receitas testadas e comprovadas, dicas de especialistas e sabedoria culinária perspicaz. Seu blog oferece uma ampla variedade de conteúdo, desde receitas tradicionais de família, transmitidas de geração em geração, até versões modernas de pratos clássicos, incorporando uma influência global e foco no uso de ingredientes frescos e sazonais.Uma forte defensora da sustentabilidade e da alimentação consciente, Ophilia também partilha ideias sobre como reduzir o desperdício, apoiar os agricultores locais e fazer escolhas conscientes quando se trata de adquirir ingredientes. Ela acredita que alimentos deliciosos e nutritivos podem ser acessíveis a todos e que cozinhar em casa é uma forma fortalecedora de controlar o que acontece.colocamos em nossos pratos.Através do seu estilo de escrita caloroso e envolvente, Ophilia dá as boas-vindas aos seus leitores na sua cozinha, proporcionando-lhes inspiração e incentivo para abraçarem as suas próprias viagens culinárias. Quer você seja um cozinheiro experiente ou esteja apenas começando, o Blog sobre Comida é o seu destino preferido para todas as coisas deliciosas, onde a paixão de Ophilia pela comida transparece em cada postagem.