Índice
O robalo é um peixe bastante popular que se encontra frequentemente nas costas da América do Norte e da África do Sul. Pode ser cozinhado de várias formas - assado, frito, grelhado - mas o seu sabor caraterístico mantém-se proeminente, independentemente da forma como é cozinhado.
Tem um sabor um pouco delicado, um pouco doce e amanteigado, com uma textura suculenta, macia e escamosa. Aqui estão os melhores acompanhamentos para o robalo do Chile:
- Batatas fritas Masala assadas
- Salada de brócolos com maçãs e nozes
- Batata-doce assada & Salada de couve
- Puré de batata com alho
- Salada de massa italiana
1. batatas fritas Masala assadas
As batatas fritas e o peixe são uma combinação perfeita, mas estas batatas fritas assadas sem óleo elevam a fasquia. São estaladiças, estaladiças, simples de fazer e recheadas. E com o molho agridoce certo, podem realçar o sabor do robalo.
Batatas fritas Masala assadasO molho masala tem todos os sabores doces e cítricos que um prato de robalo deve ter: pasta de alho e gengibre, cominhos, coentros, piripiri em pó, sumo de limão, cebola e tomate picado.
Além disso, é super fácil de fazer. Tudo o que precisa de fazer é aquecer uma frigideira com manteiga e óleo em lume médio. Adicione a pasta de gengibre e alho, a cebola e tempere com sal, cominhos e piripiri em pó.
Mexa um pouco, esprema um pouco de sumo de limão e adicione os tomates picados, ou utilize um substituto do rotel, como o puré de tomate. Regue sobre as batatas assadas e misture bem. Decore com coentros frescos e um pouco de iogurte.
Bom apetite!
Tempo de preparação: 30 minutos
Sugestão: Não as descongele antes de as assar para obter batatas fritas mais estaladiças.
2. salada de brócolos com maçãs e nozes
Não há nada melhor do que uma salada nutritiva coberta com um molho cremoso e delicioso. Já mencionámos que os sabores doces e vinaginosos são ideais para o robalo e, quando provar esta salada, verá como as texturas e os ingredientes funcionam bem em conjunto.
Salada de brócolos com maçãs e nozesBrócolos crocantes, nozes estaladiças e pedaços doces e picantes de maçãs e arandos fazem desta salada um excelente acompanhamento para o seu prato principal. Pode até descascar o caule dos brócolos e incluí-lo na salada. Pode acrescentar cebolas e cenouras para a tornar ainda mais saborosa.
O molho azedo, a verdadeira estrela da receita, é preparado em segundos. Basta misturar a maionese, as natas azedas e o sumo de limão fresco. Tempere com um pouco de açúcar, sal e pimenta preta.
Quando estiver cremoso e macio, está pronto para o deitar sobre os legumes. Não vai querer experimentar outra salada depois de provar esta.
Tempo de preparação: 15 minutos
Sugestão: As maçãs Honeycrisp têm o melhor sabor doce e azedo que é ideal para esta receita.
3. batata doce assada & salada de couve
Esta salada é uma combinação vencedora de sabores e texturas. As batatas doces assadas acrescentam doçura, as maçãs e os arandos trazem o sabor ácido, e o queijo de cabra, as nozes tostadas e a couve acrescentam a quantidade perfeita de sabor.
Batata-doce assada & Salada de couveA couve absorve todos os líquidos com que a combina, tornando cada dentada incrivelmente saborosa se escolher o molho certo. Para o robalo, um molho vinagrete é o melhor. Eis uma ideia - num frasco de vidro ou numa tigela pequena, combine vinagre de cidra de maçã, xarope de ácer verdadeiro, mostarda Dijon e um dente de alho.
Pode usar alho picado ou usar um espremedor de alho para esmagar o alho e obter um sabor mais forte. Adicione azeite virgem extra, tempere com sal e pimenta preta e bata. Só pelo cheiro já se percebe que é a companhia perfeita para o robalo.
Também pode regar as batatas doces com xarope de ácer antes de as assar para acentuar a doçura do vegetal.
Para servir, a couve e ¾ do molho devem ir primeiro. Bata a couve para que absorva todo o sumo. Em seguida, adicione as batatas, as maçãs, as nozes tostadas, os arandos secos e o queijo de cabra.
Deite por cima o restante ¼ do molho para salada. Não mexa para combinar; sirva apenas - e deixe os ingredientes falarem por si.
Tempo de preparação: 45 minutos
Sugestão: Certifique-se de que a couve está seca depois de a enxaguar, para que não molhe o molho.
4. puré de batata com alho
O peixe e o puré de batata são algo que todos nós desejamos, mas porque não dar um passo em frente e oferecer aos seus convidados um prato para se lembrarem de si? O puré de batata com alho está no topo da lista de alimentos para combinar com o robalo.
Puré de batata com alhoTemos alguns truques culinários que tornarão o seu puré de batata excecional. A chave está nos ingredientes que coloca depois de esmagar as batatas. Para começar, descasque e esmague os dentes de alho numa panela pequena. Adicione o leite gordo ou utilize um substituto do leite gordo, como o leite de aveia.
Cozinhe em lume médio-baixo apenas até ver vapor. Adicione o leite de alho quente e fumegante ao puré de batata e mexa com uma batedeira. Adicione as natas azedas, sal a gosto e manteiga derretida sem sal para terminar. Bata a mistura mais uma vez e voilá - puré de batata que vale a pena comer em excesso.
Tempo de preparação: 1 hora
Sugestão: As batatas Yukon Gold são uma batata mais "encerada" com um sabor amanteigado natural e um acabamento cremoso, o que as torna uma óptima escolha para este prato.
5. salada de massa italiana
A salada de massa italiana que temos para si tem todos os ingredientes certos para o robalo - tomate cereja, pérolas de mozzarella, pepino, pimentos vermelhos assados, azeitonas e salsa fresca. Além disso, o molho italiano vai fazer com que se apaixone ainda mais pela salada.
Salada de massa italianaO que mais gostamos nas saladas de massa é o facto de serem fartas e muito fáceis de fazer, não sendo necessário cozinhar nada para além da própria massa.
Basta cortar os legumes em cubos e misturá-los com a massa cozida numa saladeira grande. Sugerimos que a prepare com antecedência e a mantenha no frigorífico enquanto cozinha o robalo.
O nosso molho italiano dá-lhe a quantidade certa de acidez para complementar e realçar o sabor do seu peixe.
Basta combinar o azeite virgem extra, o vinagre de vinho branco, o queijo parmesão ralado, a maionese, o açúcar, o dente de alho ralado, os orégãos, a salsa, o manjericão, o sal e a pimenta preta num frasco de vidro e agitar o frasco até ficarem completamente misturados.
Tempo de preparação: 45 minutos
Sugestão: A lavagem da massa pára o processo de cozedura, remove o excesso de amido e arrefece a massa.
Conclusão
Em suma, o robalo está repleto de sabor - a carne é tenra, branco-creme e um pouco amanteigada, e sabe a um cruzamento entre a cavala e o bacalhau. Por isso, quando escolher o que servir com ele, mantenha a simplicidade.
Pode fazer uma combinação de peixe e batatas fritas e adicionar um molho Masala doce para elevar este simples acompanhamento de básico a lendário. Também pode optar por um puré de batata amanteigado que complementa o peixe cremoso e dá-lhe um toque especial com alho delicioso.
A salada de brócolos com maçãs, a salada de couve com batata-doce e a salada de massa italiana com legumes fantásticos são perfeitas não só para o robalo, mas também para muitas outras variedades de peixe. Pode ter a certeza de que vão deixar os seus convidados a querer mais.
Boa cozinha!