Índice
A perca oceânica é um peixe húmido, magro e escamoso, com um sabor delicado que a torna uma escolha bastante popular entre os apreciadores e amantes de marisco.
Também pode ser um complemento excelente, delicioso e saudável para qualquer refeição, se o preparar corretamente!
Dito isto, nem toda a gente já provou este prato fantástico, e se ainda não experimentou este peixe, então uma grande questão que provavelmente tem é a de saber a que sabe?
Felizmente, este peixe magro não é tão apreciado como muitas outras opções de marisco, o que o torna uma boa escolha para aqueles que podem ser novos no consumo de peixe, ou que tendem a preferir peixes mais suaves, com um sabor menos potente e a peixe.
Se quiser saber um pouco mais sobre a perca oceânica, como pode cozinhá-la e qual o seu sabor, continue a ler, porque temos quase tudo o que precisa de saber sobre este peixe!
O que é exatamente a perca-do-mar?
A perca oceânica, também conhecida pelo nome de peixe-pedra ou perca vermelha, é normalmente encontrada em águas frias de todo o mundo, inclusive nos oceanos Pacífico e Atlântico.
Este peixe em particular pertence à família Scorpaenidae, que é uma família bem conhecida por ter algumas das espécies de peixes mais venenosas do mundo!
Antes de entrarem em pânico, não se preocupem, a perca do oceano não é um destes peixes venenosos, por isso é 100% seguro comê-la!
Em termos de aparência, a perca oceânica tem uma tonalidade vermelho-alaranjada, razão pela qual também é frequentemente chamada de "perca vermelha". Este peixe também tem grandes escamas, bem como 2 barbatanas dorsais.
Em termos de tamanho, o tamanho médio desta perca é geralmente de 18 polegadas de comprimento, e pode sempre pesar até 4 libras de peso.
É um ótimo peixe para a pele e para o filete, é de longe uma das melhores escolhas, graças à sua estrutura óssea super simples.
Qual é o sabor da perca do mar?
Tal como a vibração óbvia do seu aspeto exterior, a perca oceânica tem uma carne húmida, doce e suave que é muito difícil de não gostar.
O seu sabor pode fazer lembrar o do peixe ou da tilápia, mas talvez com um pouco mais de sabor.
Isto significa que qualquer pessoa pode gostar deste peixe, uma vez que existem muitas formas diferentes de o preparar e de incorporar sabores diferentes de cada vez que o faz.
A sua textura é bastante amanteigada e não é muito firme, pelo que também se desfaz facilmente.
Este é o caso, independentemente da pessoa que escolher para o cozinhar.
Infelizmente, nem sempre é bom, e uma das desvantagens é o facto de este peixe ser provavelmente bastante ossudo, o que muitas pessoas tendem a considerar bastante desagradável.
É possível que as espinhas deste peixe possam dificultar a sua experiência alimentar, podendo mesmo impedir que o aprecie.
Mas, consideremos o aspeto mais importante deste alimento... É nutritivo?
Temos a certeza de que é capaz de adivinhar, mas tal como qualquer outro peixe, este peixe é rico em vitaminas, proteínas e minerais.
Claro que, como se trata de peixe, também se obtêm muitos ácidos gordos ómega 3, que são sinónimo de peixe e do seu saboroso sabor.
Por isso, se conseguir lidar com este peixe incómodo e bastante ósseo, pode ser uma óptima refeição para melhorar o seu cérebro, os seus músculos e até a sua saúde digestiva!
Temos então de perguntar se este peixe é um peixe que se sobrepõe na categoria do sabor.
Bem, se conseguir uma perca fresca do oceano, com uma carne perfeita e cintilante, então terá certamente uma refeição muito saborosa e cheia de sabor.
Pode parecer um exagero, mas este peixe tem de facto um sabor superior em comparação com a maioria dos outros peixes.
A perca do mar tem sabores versáteis que são ideais para qualquer tipo de receita.
Como cozinhar e utilizar a perca do mar?
Este é um peixe bastante versátil, uma vez que pode ser cozinhado de várias formas, dependendo de como gosta do seu peixe.
Naturalmente, os métodos mais ideais e mais utilizados incluem grelhar, assar e fritar.
Dito isto, este peixe também vai bem em guisados e sopas.
Assim, quando se tem alguns filetes de perca oceânica, há várias opções disponíveis para si.
Uma ideia em que muitos podem não pensar é que se pode fazer uma sandes de peixe muito saborosa, juntando simplesmente alface, maionese, tomate e perca do mar entre duas fatias de pão.
Também é possível preparar um taco de peixe muito saboroso e saudável, bastando embrulhar o filete de peixe numa tortilha macia, juntamente com um pouco de couve ralada e tomate em cubos com um molho à sua escolha.
Outra forma de utilizar os filetes deste peixe é fazer os seus bolos de peixe, que podem ser super deliciosos, saborosos e que valem bem o esforço!
Para fazer os seus bolos de peixe, basta misturar os filetes cozidos e depois desfiados com um pouco de pão ralado, temperos e ovos. Misture tudo, crie rissóis com a mistura e depois cozinhe-os numa frigideira ligeiramente untada com óleo.
Aloure os bolos de peixe de ambos os lados e voilà, tem agora bolos de peixe deliciosos!
Como vê, há muitas maneiras de saborear os filetes de perca do mar!
A principal preocupação quando se cozinha este peixe deve ser sempre o tempo de cozedura, pois é preciso ter muito cuidado para não cozer demasiado este peixe acidentalmente.
Quanto tempo deve ser cozinhado? Bem, isso depende da espessura do filete, mas a maioria dos livros de culinária recomenda que cozinhe o peixe até ficar escamoso.
Na nossa opinião, muitas vezes, se o fizer, perderá a humidade e os sabores mais delicados.
Normalmente, a nossa recomendação é utilizar 8 minutos como tempo de cozedura de referência para obter a textura ideal.
Em geral
A perca oceânica não é muito salgada, mas tem um sabor doce e húmido que se sobrepõe ao salgado. Pode ser um pouco ossuda, mas compensa em nutrição e sabor divinal.
Pode confecionar uma grande variedade de refeições deliciosas e vale bem a pena experimentar se for alguém que gosta muito de marisco.