Índice
Todas as casas têm, pelo menos, uma garrafa de vinagre algures na cozinha, o que não é de admirar, pois não faltam formas de utilizar o vinagre. Pode utilizar o condimento para cozinhar refeições, preparar molhos, saladas e até para limpar escamas dos canos de esgoto.
Uma vez que o vinagre é tão útil e barato, as famílias compram-no a granel. Naturalmente, para garantir que não se estraga, deve ter-se perguntado: "o vinagre congela?"
De acordo com a FDA, o vinagre deve conter um mínimo de 4% de ácido acético. Uma vez que o álcool se transforma em ácido acético através do processo de fermentação, o álcool só se encontra em vestígios. Exemplos disso são o vinagre de álcool, o vinagre de vinho, o vinagre de malte, o vinagre de álcool, etc.
Se alguma vez tentou congelar uma garrafa de brandy no seu congelador doméstico normal, provavelmente ficou surpreendido quando descobriu que o brandy ainda estava líquido. Quanto mais álcool um líquido contém, mais baixo é o ponto de congelação. Além disso, mais álcool num líquido significa um prazo de validade mais alargado.
E quanto ao vinagre, será que se estraga se o guardarmos na prateleira da cozinha? Ou podemos congelar o vinagre?
O vinagre congela?
Em suma, pode congelar o vinagre, mas independentemente de o congelar ou não, o vinagre pode manter-se fresco durante muito tempo, devido à natureza ácida do vinagre e ao facto de o ácido acético ser relativamente estável em condições domésticas normais.
De acordo com o Instituto de Agricultura e Recursos Naturais, o prazo de validade do vinagre normal é de cerca de dois anos sem abrir e de um ano aberto.
Mas não importa se está a usar vinagre de vinho normal ou vinagre balsâmico de primeira qualidade, não tem de se preocupar com a possibilidade de ficar doente. Ainda assim, provavelmente reparou que muitas garrafas de vinagre têm uma data de validade. Porque é que isso acontece se a vida útil do vinagre é ilimitada?
Embora seja discutível se fizer parte de uma campanha de marketing bem planeada (se um comprador vir que o vinagre expirou, comprará mais), o vinagre perde o seu sabor picante com o tempo. Podem também ocorrer algumas alterações de cor, especialmente no caso do vinagre tinto.
Para colocar a longevidade do vinagre em perspetiva, alguns dos vinagres balsâmicos mais exclusivos envelhecem durante um mínimo de sessenta dias, enquanto os vinagres mais premium envelhecem até vinte e cinco anos.
Uma vez que o sabor muda com o tempo, pode preferir utilizar vinagre fresco para fazer pickles ou misturar o seu molho picante preferido. Se utilizar vinagre para fins de limpeza, tanto o vinagre novo como o velho servem.
Congelar o vinagre pode reduzir a sua acidez, tal como deixá-lo na despensa. Independentemente do local onde o guarda, o ácido acético decompõe-se lentamente, o que significa que a acidez diminui.
Mas a que temperatura é que o vinagre congela?
Ponto de congelação do vinagre: a que temperatura é que o vinagre congela?
O ponto de congelação do vinagre é de cerca de 28 graus Fahrenheit, dependendo da sua composição.
Embora o ponto de congelação seja ligeiramente inferior ao ponto de congelação da água (32 graus Fahrenheit), não tem de se preocupar em preparar o seu congelador para congelar o vinagre.
Ao adicionar ácido à água, torna-se mais difícil para as moléculas de água ligarem-se e formarem gelo. Assim, é necessário um ponto de congelação mais baixo para congelar o vinagre do que a água.
Como congelar o vinagre?
A primeira coisa a certificar-se antes de congelar o vinagre é guardá-lo em plástico em vez de numa garrafa de vidro. Se comprou o vinagre numa garrafa de vidro, é uma boa ideia guardá-lo num recipiente de plástico. Isto porque o vidro pode partir-se no congelador e pode acabar com uma confusão "vinagreira".
Eis algumas medidas que pode tomar para garantir que congela o vinagre da forma correcta:
1) Arranje um recipiente sólido e limpo, com uma tampa bem fechada e sem fissuras. Não vai querer que o vinagre vaze lentamente antes de congelar.
Se tenciona utilizar o vinagre com frequência, perderá demasiado tempo a descongelar a partir de um único recipiente grande.
2) Quando deitar vinagre, não o faça até ao topo. Todos os líquidos se expandem à medida que congelam. Embora o plástico não se parta como o vidro, pode partir-se.
3) Se quiser ser mais cauteloso para evitar fugas, coloque o recipiente num saco de plástico e tape-o com fita adesiva.
4. guardar no congelador até que lhe apeteça fazer a sua refeição favorita (ou até que precise de limpar alguma coisa).
Um bom plano é ter sempre um único frasco na despensa. Quando o usar, tire um novo do congelador e deixe-o descongelar.
Se quiser ser ainda mais inovador, pode congelar o vinagre num tabuleiro de cubos de gelo. Para fazer decapagens e limpezas, muitas vezes só precisa de uma pequena quantidade. Desta forma, pode descongelar rapidamente o vinagre e tê-lo pronto em alguns minutos.
Quanto tempo dura o vinagre no frigorífico/congelador?
Qualquer vinagre pode durar indefinidamente, tanto no frigorífico como no congelador. No entanto, é possível que quanto mais tempo mantiver o vinagre congelado, mais acidez perderá.
Outra coisa a ter em conta é se misturar vinagre com outra coisa. Se for vinagre puro, não tem de se preocupar.
Mas se for uma marinada, depende de outros componentes. Por exemplo, se incluir óleo, não é aconselhável guardá-la no frigorífico ou no congelador durante muito tempo, uma vez que o óleo tende a ficar rançoso muito rapidamente.
Uma regra simples é: se for vinagre puro, guarde-o o tempo que quiser; se for uma mistura, tente usá-lo o mais rapidamente possível.
Para guardar o vinagre fora do congelador, mantenha-o ao abrigo da luz e longe de fontes de calor como o fogão ou a placa do frigorífico.
Como saber se o seu vinagre congelado é mau?
O armazenamento correto dos alimentos é crucial para evitar doenças e intoxicações alimentares. Tal como estabelecido, para além de alguma perda de sabor e alterações de cor, é improvável que o vinagre se estrague, uma vez que o vinagre se conserva a si próprio.
Poderá notar a formação de sedimentos no fundo do recipiente, mas isso não é motivo de preocupação. Desde que se trate de vinagre puro, as alterações são meramente visuais. Para se manter seguro, é melhor evitar consumir vinagre normal armazenado durante vários anos. Além disso, é vital saber que o vinagre não prolonga o prazo de validade de outros alimentos. Os alimentos estragados implicam riscos para a saúde, e vocêdeve evitar consumir qualquer alimento normal que se tenha estragado.
O que fazer com o vinagre congelado?
A boa notícia é que, a menos que esteja a preparar uma marinada ou uma salada, não precisa de esperar que o vinagre descongele.
Se congelar o vinagre num recipiente grande, pode cortar um pedaço necessário e deitá-lo na panela. É ainda mais fácil se deixar o vinagre congelar num tabuleiro de cubos de gelo. Para descongelar uma garrafa inteira, basta transferir a garrafa de vinagre do congelador para o frigorífico. A temperatura média do frigorífico é de 40 graus ou menos.
Isto é muito acima do ponto de congelação do vinagre.
Outra técnica que pode utilizar é submergir o recipiente em água da torneira e esperar algumas horas. Tal como com o vinagre normal, pode fazer o que quiser com o vinagre congelado. No entanto, deve ter em conta algumas coisas. Uma vez que a acidez do vinagre congelado tende a alterar-se mais rapidamente, pode perder algum sabor picante quando conservar os alimentos. Se estiver a utilizar o vinagre congelado para cozinhar ou para um molho, é pouco provável quenotará qualquer diferença.
Uma boa maneira de o dizer é que quanto mais vinagre precisar, maiores são as hipóteses de notar a diferença no sabor. Por isso, embora não haja preocupações com a saúde, deve ter em mente o sabor da sua comida.
Se precisar de utilizar vinagre para limpeza, existem várias formas de utilizar o vinagre congelado.
Para limpezas difíceis, como desentupir canos de lava-loiça, deve utilizar vinagre puro, o que significa que deve deixá-lo descongelar. Mas se quiser limpar superfícies de cozinha, o cheiro a vinagre pode ser demasiado forte. Em vez de esperar que o vinagre descongele, coloque um pedaço considerável em água da torneira. Não só o vinagre se dissolve mais rapidamente, como também obtém uma solução de limpeza instantânea com um cheiro mais fraco.
Embora não tenha de ser muito rigoroso quanto à relação água/vinagre, para uma solução eficaz, tente manter o equilíbrio em torno de 1:1.
Conclusão
Agora que já respondemos a todas as suas perguntas, tais como:
- "O vinagre congela?"
- "Como é que eu congelo o vinagre?"
- "A que temperatura é que o vinagre congela?"
Antes de ir embora, os cubos de vinagre congelado podem servir como uma pequena experiência divertida se tiver filhos.
Basta pegar num cubo de vinagre e polvilhar com bicarbonato de sódio. Começarão a formar-se bolhas e, se colocar o cubo na água, também aparecerão bolhas na água. Não tem de se preocupar com riscos para a saúde, uma vez que tanto o vinagre como o bicarbonato de sódio são seguros ao toque.