Índice
Existem muitos tipos diferentes de produtos à base de milho e, por vezes, pode ser difícil distinguir entre todos eles.
Este artigo aborda as diferenças entre farinha de milho e farinha de milho.
A diferença entre farinha de milho e farinha de milho
Tanto o fubá como a farinha de milho são feitos a partir da moagem de milho seco. A principal diferença entre os dois é a textura: o fubá tem uma textura mais áspera do que a farinha de milho.
Uma vez que ambos consistem no mesmo ingrediente, por vezes é possível utilizá-los indistintamente numa receita, o que pode causar conveniência ou confusão. Por isso, é mais fácil compreender que se trata de dois ingredientes distintos examinando-os separadamente.
Artigo relacionado: Comparação entre farelo de aveia e farelo de trigo
O que é a farinha de milho?
Farinha de milhoA farinha de milho é um grão de milho seco moído grosseiramente, cuja textura varia entre média e grossa. Existem três tipos principais de farinha de milho que pode encontrar habitualmente na mercearia:
- Farinha de milho amarela
- Farinha de milho branca
- Farinha de milho azul
Os tipos de farinha de milho não diferem significativamente em termos de sabor. No entanto, as receitas especificam frequentemente um tipo. Por exemplo, a polenta é normalmente feita com farinha de milho amarela, enquanto a sêmola é normalmente feita com farinha de milho branca.
Por falar em sêmola e polenta, é possível que se sinta confuso quando compra farinha de milho na mercearia. É frequente encontrar caixas com farinha de milho rotuladas com "sêmola" ou "polenta".
Lembre-se que a sêmola e a polenta são pratos feitos com farinha de milho, enquanto que a farinha de milho é um ingrediente. Por vezes, as caixas que vendem sêmola e polenta podem conter mais ingredientes. Outras vezes, indicam apenas que têm a textura correcta para fazer estes pratos. Se não tiver a certeza, verifique a secção de ingredientes nas caixas para ver se há mais ingredientes.
O que é a farinha de milho?
Farinha de milhoA farinha de milho é um tipo de farinha de cereais integrais moída a partir de milho seco. Tem três componentes do milho - o endosperma, o gérmen e a casca. A farinha de milho é frequentemente amarela, mas também pode encontrar variações brancas e azuis.
Algumas pessoas referem-se à farinha de milho como farinha de milho finamente moída, o que aumenta a confusão, mas lembre-se que farinha de milho finamente moída é apenas outro nome para farinha de milho.
Outra confusão comum é a farinha de milho e o amido de milho. No Reino Unido, a farinha de milho é sinónimo de amido de milho. No entanto, nos EUA, o amido de milho é diferente da farinha de milho. Enquanto a farinha de milho utiliza o grão de milho inteiro, o amido de milho extrai apenas o amido do milho.
Por isso, quando estiver a seguir uma receita, certifique-se de que verifica o país da receita. Se não estiver claro, verifique a quantidade necessária do ingrediente.
Uma vez que o amido de milho é um espessante, as receitas requerem normalmente uma pequena quantidade; uma vez que a farinha de milho é frequentemente uma base, as receitas requerem uma quantidade maior.
Não encontra farinha de milho? Veja os substitutos da farinha de milho.
Quando utilizar o fubá e a farinha de milho
O fubá e a farinha de milho trazem benefícios diferentes a uma receita. Pode elevar o seu prato se aprender a utilizar cada um deles corretamente.
Utilizações comuns da farinha de milho
A farinha de milho é muitas vezes demolhada e cozinhada lentamente para fazer sêmola ou polenta. Também pode ser utilizada para fazer pão de milho, muffins e algumas côdeas fritas. A farinha de milho pode dar mais textura e crocância a um prato. Os produtos de pastelaria ou as sobremesas feitas com farinha de milho também se desfazem facilmente e tendem a ser mais quebradiços.
Como a farinha de milho tem grãos que variam de médio a grosso (ou áspero), é importante saber de qual você precisa. A farinha de milho grossa proporciona um sabor mais forte e leva mais tempo para cozinhar. É um ingrediente comum para empanar e fritar.
A farinha de milho mais utilizada é a de moagem média, que se encontra frequentemente em receitas de papas e pães de milho. Se uma receita não for clara quanto à moagem a utilizar, é preferível utilizar a farinha de milho de moagem média. As receitas que requerem farinha de milho grossa especificam-na normalmente.
Utilizações comuns da farinha de milho
A farinha de milho é muitas vezes um ingrediente para massas de panquecas e waffles, pão e bolos. As massas feitas com farinha de milho resultam frequentemente em crostas finas e estaladiças. Uma vez que a farinha de milho se liga mais facilmente do que a farinha de milho, os produtos de pastelaria mantêm-se mais intactos.
Não confunda a farinha de milho com a masa harina. A masa harina é também um tipo de farinha feita com milho e é um ingrediente comum utilizado na cozinha mexicana. No entanto, os grãos de milho da masa harina têm o processo adicional de serem embebidos em água de cal antes de serem moídos. Por isso, é um ingrediente distinto da farinha de milho.
Utilização alternada de farinha de milho e de farinha de milho
É possível usar o fubá e a farinha de milho de forma intercambiável. Provavelmente não haverá uma grande diferença no sabor, mas haverá uma mudança distinta na textura.
Uma vez que a farinha de milho é mais fina, a sua textura é mais macia, pelo que não é ideal utilizar a farinha de milho especificamente para fazer pão de milho. O pão de milho tem uma textura estaladiça e quebradiça, pelo que se deve utilizar farinha de milho.
A farinha de milho também não deve ser utilizada em papas, pois não terá qualquer textura e será apenas uma papa mole.
Se quiser experimentar o fubá e a farinha de milho, experimente bater as batatas fritas. As massas com farinha de milho tendem a ser finas e estaladiças, enquanto as massas com fubá são espessas e estaladiças. Se quiser obter uma textura mais equilibrada, pode tentar misturar a massa com fubá e farinha de milho.
Também pode fazer experiências com bolos e pão. A farinha de milho torna os produtos de pastelaria mais fofos, enquanto a farinha de milho os torna densos e frágeis. Lembre-se apenas de que poderá ter de ajustar as medidas. Uma vez que a farinha de milho é mais leve, poderá ter de utilizar mais numa receita.
Relacionadas: Fécula de batata vs Farinha de batata
Conclusão
A simples diferença entre o fubá e a farinha de milho é a textura. No entanto, esta pequena distinção pode fazer uma mudança significativa na textura dos seus pratos.
Agora que já sabe a diferença entre o fubá e a farinha de milho, pode divertir-se a fazer variações do mesmo prato. Explore a utilização do fubá e da farinha de milho e divirta-se até onde a viagem o levar.