Índice
Cointreau é um tipo de Triple Sec, e Grand Marnier é um licor de laranja que segue a tradição do curaçao.
O licor de laranja é uma bebida alcoólica adocicada, normalmente feita com cascas de laranja secas, álcool puro e um adoçante.
Existem algumas variações de licores de laranja, incluindo Grand Marnier e Cointreau. No entanto, antes de analisarmos as principais diferenças entre os dois, é importante definir um termo: curaçao.
Curaçao é um produto da ilha com o mesmo nome. Estas laranjas foram originalmente trazidas para Curaçao pelos colonos espanhóis, e só quando alguém - não se sabe bem quem - cheirou uma casca delas a secar ao sol é que alguém se lembrou de fazer uma bebida com elas.
No final de 1800, os destiladores locais usavam a laranja de Curaçao para infundir sabor nos seus produtos.
Mais uma vez, a principal diferença entre Cointreau e Grand Marnier é que Cointreau é uma marca de Triple Sec com uma receita protegida, e Grand Marnier é um licor de laranja que encontra as suas raízes na tradição do curaçau.
Vejamos em mais pormenor.
Um olhar sobre o Grand Marnier
Grand MarnierAqui está um vislumbre do Grand Marnier - a sua história, sabor e como o utilizar.
História
Para compreender melhor a Grand Marnier, é importante conhecer o seu passado. A história da Grand Marnier começa na França do século XVIII, onde o proprietário da destilaria local, Jean Baptiste Lapostolle, residia. Quando percebeu que precisava de mais formação, visitou a região de Cognac e aprendeu o ofício.
Depois, em 1870, o sobrinho-neto de Lapostolle criou um licor que misturava laranjas das Caraíbas, conhaque e xarope de açúcar, a que chamou Grand Marnier, e o resto é história.
Composição e sabor
Como já foi referido, o Grand Marnier é um licor de laranja na tradição do Curaçau, que floresce cada vez mais com o sabor das laranjas acabadas de descascar. A cor do Grand Marnier é laranja com laivos dourados e âmbar. Tem um sabor a laranjas amargas, que é complementado pelo conhaque e que, por vezes, pode até incluir notas de avelã.
Utilizações típicas
O Grand Marnier pode ser utilizado em vários cocktails, servidos tanto quentes como frios. Um cocktail clássico que incorpora a utilização de Grand Marnier é o Red Lion Cocktail - uma bebida que foi inventada nos anos 30 em Londres.
É uma bebida robusta que é equilibrada pela acidez dos citrinos utilizados na receita - que exige uma onça de Grand Marnier.
Em termos de disponibilidade, o Grand Mariner pode ser comprado na maioria das mercearias. Se não o encontrar, existem vários substitutos do Grand Marnier que pode utilizar como substituto.
Um olhar sobre Cointreau
CointreauE agora, vamos dar uma olhadela no Cointreau para entender a sua história, sabor e como usá-lo.
História
Como já foi referido, o Cointreau é um licor Triple Sec - e falaremos sobre a diferença entre os dois mais abaixo. Por agora, vamos mergulhar na história do Cointreau e explorar a diferença entre o Cointreau e o Grand Marnier.
A destilaria Cointreau foi fundada em 1849 por um pasteleiro e o seu irmão. Começaram por ter sucesso com o licor de cereja Guignolet, mas as coisas ganharam força quando começaram a misturar cascas de laranja doces e amargas e álcool de beterraba sacarina. Atualmente, são vendidas treze milhões de garrafas por ano. Embora a destilaria Cointreau já não seja uma empresa familiar, a receita foi mantida como umsegredo de família.
Composição e sabor
Ao contrário do Grand Marnier, o Cointreau não tem cor, mas é um líquido límpido com um forte sabor a laranja, doce e amargo. Tem 40% de álcool por volume, ou seja, 80 proof.
Utilizações típicas
Cointreau é um Triple Sec versátil, utilizado a um nível básico em muitos cocktails, sendo os mais conhecidos a margarita, o sidecar e o cosmopolitan.
Também é utilizado como aperitivo ou digestivo - uma bebida para ser consumida antes ou depois de grandes refeições. Devido à sua excelente produção, muitos consumidores optam por beber Cointreau puro ou com gelo.
Triple Sec
Agora vamos descobrir o que é Triple Sec, para podermos determinar as diferenças entre Grand Marnier, Cointreau e Triple Sec.
História
O Triple Sec foi criado pela primeira vez no Vale do Loire, em França, por Jean-Baptiste Combier. Ele e a sua mulher eram pasteleiros que colocavam vários licores nos seus chocolates e, eventualmente, os licores tornaram-se mais populares do que os próprios doces.
O Triple Sec original era uma mistura de cascas de laranja haitianas, beterraba sacarina da Normandia, segredos de família e álcool. Chamava-se Combier Liqueur d'Orange e ainda pode ser comprado nos Estados Unidos com este nome.
Composição e sabor
Ao contrário do Cointreau, o Triple Sec tem geralmente um teor alcoólico de 20% a 25%. Este licor também não tem cor, com algumas excepções em algumas marcas de nome. O sabor é leve, mas é possível discernir o seu tom alaranjado. A bebida é triplamente destilada.
Utilizações típicas
O Triple Sec é utilizado livremente em muitos cocktails modernos. Algumas bebidas populares que envolvem Triple Sec incluem o Brandy Crusta - cuja base de conhaque combina bem com o sabor a laranja do Triple Sec.
Há também o Long Island Iced Tea, e até algumas margaritas usam este licor.
Não consegue encontrar cointreau na mercearia? Obtenha substitutos semelhantes para o cointreau.
Embrulhar
A principal diferença entre Grand Marnier e Cointreau é que Grand Marnier é um licor de laranja baseado na tradição de Curaçao, e Cointreau é um Triple Sec com uma receita protegida.
O Grand Marnier é um licor notável com uma bela cor âmbar-dourada e um sabor suave, o que o torna útil numa variedade de cocktails.
Cointreau é um tipo de Triple Sec que é geralmente considerado de gama alta e pode ser comprado diretamente ao destilador online ou em lojas. É um licor claro, mas isso não reflecte o seu sabor vibrante.
Quando se trata de Cointreau vs. Grand Marnier vs. Triple Sec, existem algumas diferenças e vantagens para cada um deles. Cada um destes licores à base de laranja pode ser utilizado numa grande variedade de cocktails clássicos e saborosos.
Preste atenção à receita que está a utilizar e certifique-se de que não mistura estes três licores - cada um tem um perfil de sabor brilhante e por vezes amargo, feito especificamente para dar um sabor único aos seus cocktails.
Lembre-se de que cada um destes licores também pode ser servido puro ou com gelo. Da próxima vez que lhe apetecer uma bebida brilhante e saborosa, não procure mais do que Grand Marnier e Cointreau!